Alimentação, Nutrição e Informação

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Tenha um excelente café da manhã




Repor as energias na primeira hora do dia é essencial, pois o jejum prolongado leva à queda da taxa de glicose e pode influencia no bom humor e desempenho mental. Quanto mais equilibrado for seu café da manhã, mais eficaz ele será em promover energia e nutrientes ao organismo e, consequentemente, melhorando e desempenho físico e mental ao longo do dia.

Pesquisas mostram que ao realizar o café da manhã, as chances de se alcançar as exigências nutricionais que o corpo necessita diariamente aumentam, e também ajuda a manter o peso adequado.
O item Peso se explica pelo fato do metabolismo do organismo aumentar após a ingestão de alimentos nas primeiras horas do dia, fazendo com que o gasto de energia se torne mais eficaz ao longo do dia, prevenindo o ganho de peso indesejado.

Popularmente afirma-se que no café da manhã pode-se comer de tudo e isso não é verdade. A seguir, algumas recomendações para auxiliar em escolhas mais saudáveis no início do seu dia:

Cereais, Pães ou Biscoitos:
Fornecem grande quantidade de energia e, quando consumi8dos em sua forma integral, são ótimas fontes de fibras.

Frutas:
Excelentes fontes de vitaminas, minerais e fibras.

Leite e queijos:
Fontes de cálcio, proteína e também de gordura animal.

Iogurte:
É também fonte de cálcio e proteína.

Geléias:
São fontes de energia, mas por fornecer grandes quantidades de açúcar o seu consumo deve ser controlado.

Café:
Contêm antioxidantes e deve ser consumido com moderação (No máximo duas xícaras por dia), pois tem ação diurética, o que pode levar à perda de minerais importantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário