Alimentação, Nutrição e Informação

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Diversidades da Gelatina


A gelatina já foi apontada como inimiga. Pode ser consumida ao natural ou misturada a outros alimentos.
Muito já foi dito a respeito da gelatina: que previne a celulite protege as unhas e fortalece os cabelos. Houve uma época em que ela estava na moda, depois, cedeu lugar para outras novidades. Porém, os estudos a respeito do produto prosseguiram. Hoje, já se sabe que a gelatina é eficaz para a manutenção do tónus muscular e firmeza da pele.

A gelatina é extraída do colágeno, especialmente do bovino. Ela contém uma série de fragmentos de proteínas que fornecem aminoácidos, fundamentais para a manutenção de ossos e a regeneração de algumas articulações. Contém  9  dos  10  aminoácidos  essenciais  ao  corpo.

Versátil, pode ser adquirida em folhas, em pó com sabor, ao natural ou em cápsulas. Porém, existe uma diferença entre a gelatina que compramos no supermercado (sobremesa) e a gelatina vendida em casas de suplementos alimentares.

As casas de suplementos vendem o colágeno em pó, ou em cápsulas, que é o colágeno em sua forma pura, neutro e sem açúcares, ajuda a uma hidratação adequada, a não ganhar peso, fornece proteínas para manter a massa muscular depois do exercício intenso e ainda protege os ossos e articulações para prevenir lesões articulares. Já a gelatina-sobremesa, que compramos no supermercado, também tem colágeno na composição, porém, em menor quantidade, são muito ricas em açúcares (açúcar, xarope de glucose, xarope de frutose, etc.), potenciadores de sabor e corantes para lhes dar um aspecto mais atrativo. Para garantir as suas qualidades, uma gelatina deve ser majoritariamente composta por proteína de colagénio hidrolizado ou HCP, que garante a segurança e a digestibilidade da gelatina e não deve ter açúcares acrescentados.
A gelatina do supermercado pode ser usada como um reforço do tratamento, porém, para se conseguir unhas e cabelos fortes, pele mais firme e articulação saudável é necessária o consumo de colágeno in natura, devido à maior concentração dos nutrientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário