Alimentação, Nutrição e Informação

terça-feira, 28 de junho de 2011

PARTE I " Adoçante seu pior inimigo"


Inegavelmente, a vida saudável está relacionada com o tipo de alimentação que tivermos desde a infância. Comprovadamente a velocidade de envelhecimento, o enfraquecimento do sistema imunológico, a incidência de doenças crônicas, degenerativas, alérgicas e tantos outros males aos quais o ser humano está sujeito, tem como uma das causas básicas a ingestão e conseqüente absorção de produtos químicos nocivos que são adicionados aos alimentos industrializados,
consumidos em larga escala pela população nos dias de hoje, apesar dos alimentos orgânicos e naturais já ocuparem um bom espaço nas prateleiras dos supermercados e começarem a ter a preferência de uma pequena parcela dos consumidores.
A única forma que as indústrias de alimentação encontraram para produzir e estocar seus produtos em grande quantidade, ou fazer com que durem um período maior de tempo, é conservá-los através da adição de substâncias químicas que chamamos de aditivos, os quais irão provocar alterações de saúde importantes a longo prazo. Os exemplos são fartos, como por exemplo, as caixinhas de leite e sucos que duram até seis meses sem estragar, os alimentos em lata, conservas, embutidos, etc.
Acredita-se que o FDA (órgão americano que fiscaliza e aprova o uso medicamentos e alimentos) aprova em torno de 8.000 aditivos anualmente, que irão parar em nosso organismo. Estas substâncias impedem que os alimentos industrializados se oxidem (são os conservantes), dão ao alimento um aspecto mais bonito, colorido e atraente principalmente para as crianças (são os corantes), melhoram o sabor (são os flavorizantes), temos ainda os estabilizantes, adoçantes, acidificantes, sem falar nos antibióticos, hormônios adicionados à carne e metais pesados agregados aos vegetais através dos agrotóxicos. Tudo isto agravado pelo fato de que já se comprovou a pobreza nutritiva dos alimentos processados.
Para ilustrar com exemplos práticos, citamos os embutidos do tipo salame ou presunto cuja cor avermelhada que ingenuamente atribuímos à carne, na realidade é produzida por aditivos que são os nitratos e nitritos. Outro exemplo é o corante “eritrosina” que dá cor vermelha em balas, coberturas de sorvete e de bolos.
A eritrosina contém grande quantidade de iodo, que poderá alterar as funções da tiróide. A “tartrosina” um corante amarelo e feito de tinta do alcatrão de carvão, é usada para dar aquela cor amarela aos salgadinhos de milho e de queijo, refrigerantes, sucos artificiais, salsichas (reparem a cor amarela da água onde se cozinha a salsicha). Adoçantes como o ciclamato, o aspartame, glutamato, são relacionados ao câncer e mal de Alzheimer e são tão nocivos ou mais, quanto o próprio açúcar refinado.
Enfim, os aditivos químicos são como uma bomba relógio, que um dia explodirá na forma de alergias, câncer, etc. O objetivo do alerta que fazemos, não é evidentemente assustar e sim mostrar a importância de uma alimentação mais saudável como forma de preservar a saúde, viver mais e melhor, adoecendo menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário